segunda-feira, 27 de maio de 2013

A todos os "tolerantes"

Meus queridos,

Venho dizer-vos que hoje em dia é impossível discutir de igual para igual. E cá em casa não é excepção. As coisas passam-se desta maneira: há um assunto, normalmente relacionado com temas da actualidade, que têm a ver com moral ou ética. 
A questão é que, quando a discussão aquece, por ter opiniões que em geral coincidem com as da Igreja, a minha opinião é automaticamente posta de lado ou desvalorizada. Deixa de ser válida porque, quem se julga de direito, a classifica como lixo verbal que alguém me enfiou na cabeça e que não deixa sair sob ameaça de não sei bem de quê. Opiniões coincidentes com as da Igreja não contam e não podem contar. Porque ser católico é levar logo com a etiqueta do fanático. Ai se eu vos pudesse por a etiqueta de vazios!
Acho graça vivermos num mundo onde se liberaliza tudo, tudo se pode, tudo é válido, todas as opiniões contam. MENOS, a opinião de quem não tem a mesma opinião que Nós, mundo civilizado aberto e mega liberal. Viva à tolerância unidireccional, que por ser unidireccional não passa de uma falácia...
Defendemos estas ideias das massas? Viva, somos pessoas de mente aberta, experimentados, vividos, super bons e super tolerantes porque respeitamos "os diferentes". Como? Fingindo que não são diferentes, que são iguais a nós, modelo de perfeição.
Se isto faz de Nós um bando de incoerentes? Sim. Ou não fôssemos esquecer que há "diferentes" que não pensam da mesma maneira e que também têm de ser respeitados, que também têm opiniões válidas, fundamentadas e pensadas e que não são só produtos da instrumentalização religiosa.
Parece-me que vos falta entender a diferença entre igualdade e diferença e igualdade na diferença. Mas se nem o conceito de igual e diferente dominam, quem sou eu para vos tentar ajudar?
Por isso, deixo-vos só com um pedido, que não é difícil entender:
POR FA-VOR, Senhores Donos da Verdade, Super Correctos e Tolerantes, abstenham-se de insultar, com palavras como "fanáticos", e atacar, de uma forma tão ou mais moralista, os que pensam de maneira diferente.
Muito obrigada.

Tudo isto, em geral. Não me refiro às pessoas cá de casa especificamente. 

4 comentários: