quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam!

Temos Papa e o seu nome é Francisco! 
Fiquei ontem com a Luísa a ver o primeiro discurso do nosso querido Papa. Se pensarmos nisso, parece esquisito chamar-lhe "nosso" porque é Papa há menos de 24h. No entanto, é incrível como uma homem, que a maioria do mundo não conhecia ontem, já desperta tanto carinho.
Estávamos as duas impressionadas com a multidão que se encontrava numa noite de semana, durante o inverno de Roma, na Praça de São Pedro, à espera de um velhote de 76 anos. A forma gratuita como ali estavam impressionou-me. "Não há nada no mundo que mova assim as pessoas" foi o que a Luísa me disse, e isso é incrivelmente verdade!
Ver como os comentários zangados, daqueles que estão zangados e ninguém sabe bem porquê, foram abafados nas redes socias, nos jornais e na televisão pela alegria que transbordava o mundo, ontem à noite!
Um mundo que hoje acorda mais feliz porque chegou uma mensagem de esperança, porque se sentem ventos de mudança, um mundo que acorda com um Papa Jesuíta!
E no fim da noite foi impossível não rezar um: "Sabes mesmo trocar-nos as voltas!"

3 comentários:

  1. Querida Francisca! Este teu texto inspirou-me! E é que não estou a brincar! beijinhos gostei muito

    ResponderEliminar
  2. Fui invadido por uma verdadeira Alegria quando vi, em directo, fumo branco a sair da chaminé da Capela Sistina! E que exemplo para o Mundo tem sido o Papa Francisco!

    Foi mesmo estranho ver um jesuíta eleito Papa (nunca imaginei tal coisa). Mas, ao mesmo tempo, é mesmo engraçado ver que a espiritualidade do Papa é a mesma que tenho vindo a conhecer melhor nos últimos anos. Ad maiorem Dei gloriam!

    ResponderEliminar